anuncio

anuncio

domingo, 16 de março de 2014

PEIXE LUA TRAZIDO POR PESCADORES DE SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE.

O peixe-lua é o maior peixe ósseo do mundo, podendo atingir mais de 3 metros de comprimento, mais de quatro de altura e pesar mais de duas toneladas!

O modo como nada, com movimentos sincronizados das barbatanas dorsal e anal é bastante diferente dos outros peixes. Apresenta um comportamento bastante peculiar, deita-se de lado, à superfície, para apanhar banhos de sol (daí o nome ocean sunfish, em inglês). As explicações para este comportamento são várias, nomeadamente, regular a temperatura corporal e atrair aves para o desparasitar.

O peixe-lua destaca-se por transportar uma impressionante carga de parasitas. Até à data a comunidade científica identificou cerca de 50 espécies diferentes, entre parasitas internos e externos!

As fêmeas produzem até 300 milhões de ovos de cada vez, que são libertados para a água e fecundados pelos machos. As larvas passam por três estágios de desenvolvimento em que o peixe perde a barbatana caudal e ganha uma série de espinhos conspícuos.

Devido à sua natureza delicada e aos movimentos lentos, estes peixes são facilmente capturados por redes à deriva e por outros métodos de pesca. Como consequência as populações poderão estar em declínio.




ESTE PEIXE LUA SE ENCONTRA EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU DO UNA